Ficar alerta

Este Advento de 2017 começa com o aviso insistente de Jesus: Vigiai! (Mc 13,37). Estar alerta é uma atitude essencial na vida. De facto, o estar atento aos pormenores pode salvar-nos a vida ou dar-nos possibilidades extraordinárias.

Nos meus primeiros meses em Moçambique, no pré-seminário de Momola, em Nampula, fui apanhar castanha de caju com os alunos. Estava eu a esticar o braço, pronto a apanhar umas castanhas caídas sobre algumas folhas, quando um de trás de mim grita: Não! Aí tem cobra. Eu fiquei arrepiado e não tinha visto cobra nenhuma. Então, o aluno agarrou num pau e matou a cobra, que estava escondida por debaixo das folhas. O perigo constante para quem tinha de atravessar a floresta muitas vezes aguçava os sentidos e criava uma atitude de alerta constante, essencial para estar vivo.

Watchman.jpgNa Zambia, passei por situações semelhantes. Numa aldeia, onde toda a gente se conhecia, as pessoas eram capazes de reconhecer as pegadas e saber quem tinha passado por determinado lugar. E fui aprendendo a olhar as pessoas nos olhos, que eles são reveladores do coração. Embora haja quem seja capaz de enganar, quase sempre os olhos são como uma janela pela qual se vê o engano. Há um provérbio, que, embora se referindo a situações diferentes, nos revela a importância de prestarmos atenção aos olhos das pessoas: Ukulomba kwa mukalamba, menso (Os adultos pedem com os olhos).

A insistência de Jesus: Vigiai! deve levar-nos a ficar de sentinelas, e antes de mais sentinelas de nós mesmos. Se estivermos atentos às nossas reações profundas, aos nossos sentimentos e às nossas emoções, vamos ouvir muito do que o coração nos diz, e isso vai ajudar-nos também a estar atentos aos outros e à maneira como reagem ao que dizemos e fazemos.

Em Bemba, a língua que eu melhor aprendi na Zâmbia, há um provérbio que diz: Ukuli nsoke, takufwa muntu, ou seja: Onde há uma sentinela (alguém que avise), ninguém morre. O estar alerta vai ajudar-nos a tomar precauções, a prever situações e a preparar-nos para as enfrentar.

E tudo isto a fim de nos prepararmos para a vinda do Senhor, porque ele vai vir, e nós devemos acolhê-lo de maneira digna e respeitosa. Este tempo de Advento é para nos levar a essa preparação, feita na atitude dos primeiros cristãos que rezavam: Maranatha (Vem, Senhor) (1 Co 16:22)

Deixe um comentário